Como montar uma equipe de vendas
Você já vem revendendo produtos gráficos a algum tempo? Já tem uma clientela bastante extensa? Tá ficando difícil de atender todo mundo? Já faz isso a muito tempo e está um pouco cansado? Está sentindo que não está crescendo por ser um só?
Tudo isso indica que está na hora de montar uma equipe de vendas.
Isso pode trazer muitos benefícios e alguns problemas... mas se for bem planejado você poderá ter um grande upgrade na sua vida profissional.
Até o momento você trocava o seu tempo por dinheiro. A partir desse momento você vai comprar o tempo de outras pessoas e ganhar em cima disso.
Está preparado para essa mudança?
Definindo as necessidades
A primeira coisa a fazer é definir o que você precisa.
Se você é do tipo desorganizado, esta é a hora de se organizar. Você precisa traçar rotas ou áreas de atuação. A melhor maneira de fazer isso é arrumar um mapa da área em que atua e se prover com pequenas fichas com o nome e contato dos clientes.
Apronte as fichas dos clientes e marque no mapa onde eles estão. Se colocar o mapa sobre um isopor ou cortiça e usar alfinetes coloridos pode colocar cores diferentes para o porte de seus clientes, indo dos que compram mais para os que compram menos.
Isso vai te dar uma boa visualização do que anda fazendo e vai poder perceber pontos que são mal trabalhados.
O objetivo disso é definir as áreas de atuação dos vendedores e começar a contratar eles.
Mas pode ser que você esteja tão atarefado e desorganizado que nem consiga fazer isso. Então calma! Podemos fazer isso usando o esforço de nossos vendedores ao longo de um tempo.
Veja nos seus ganhos atuais o quanto dispõe para fazer testes com as pessoas. Montar uma equipe de vendas vai exigir algum dinheiro. Você pode querer pagar só comissão, mas isso vai ferir a legislação e creio que você não deseje viver nos tribunais do trabalho... então façamos a coisa certa. No caso de não dar certo, você deverá pagar ao menos um salário mínimo para os seus contratados... esse dinheiro deve estar separado para esse fim. É isso que vai definir quantas pessoas contratar.
Eu sugiro começar com umas 2 ou 3 pessoas. Isso vai te permitir comparar desempenhos das mesmas. Mas isso vai depender dos recursos que você tenha.
Como contratar
Hoje, contratar vendedores não é difícil. Existem vários sites de empregos na internet. Eu uso muito o site www.infojobs.com.br
Um anuncio nesse site me gera mais de 40 currículos em 1 noite. Mas tem vários sites que pode usar e isso em geral não te custa nada.
Separe um local e marque com os melhores perfis uma entrevista de preferencia no mesmo dia em horários seguidos. Uma breve conversa já dá para sentir se a pessoa realmente gosta de falar e está interessada num bom emprego.
Se quiser economizar tempo já passe para a mesma do que se trata o serviço, tipo de pagamento e expectativas.
O valor a ser pago deve ser uma comissão sobre as vendas com uma garantia de ao menos 1 salário mínimo ao fim do mês. Na sua região existem sindicatos que definem esse valor mínimo... a comissão é livre, mas deve ser suficiente para um vendedor mediano atingir o salário mínimo e um bom vendedor conseguir uns 3 salários mínimos.
Lembre-se que esse percentual é encima do faturamento e deve ser bem estudado para valer a pena para você.
Estratégia para aumentar as vendas
Mas você não quer um vendedor apenas para atender a sua clientela antiga, não é mesmo?
Por isso use a seguinte estratégia. Faça panfletos e defina rotas diárias para cada vendedor. Faça com que eles percorram essas rotas achando todas as lojas, bares, restaurantes, profissionais liberais, médicos, dentistas, imobiliárias... ou seja, todo mundo que usa algum tipo de papel. E faça um contato deixando um panfleto no estabelecimento. Mande fazer também fichas com nome e endereço do cliente e dados que julgar importantes como a data da ultima visita.
A idéia é fazer eles percorrerem essas rotas a cada 10 dias, alternando nos dias seguintes outras rotas.
Em troca do dinheiro gasto com os vendedores você terá ao menos uma boa panfletagem feita.
Eu sugiro que você imprima nossa postagem “Como fazer sua primeira venda gráfica” que postamos a alguns dias e dê para seus vendedores... ela vai mostra como acontecem as vendas e a importância da persistência para o sucesso nas vendas.
Em paralelo a estratégia adotada comece a pontuar os vendedores seguindo o desempenho. Tente segurar os melhores vendedores e vá descartando os piores. De um tempo para que eles se habituem ao serviço caso sinta que estão com vontade.
Se sentir que eles não querem trabalhar e só estão lá para pegar a mesada diária ou o salário no final do mês, descarte-os e chame novos interessados.
A medida que você vá encontrando novos bons vendedores, vá ampliando sua área de atuação para os bairros vizinhos ou cidades vizinhas.
Dicas importantes
Acho que se está querendo uma equipe de vendas, deve estar ao menos legalizado. Se for MEI poderá trabalhar com apenas 1 vendedor. Mas se tiver uma empresa montada, pode trabalhar com várias pessoas.
Por mais que haja custos, assinar a carteira é um estimulo para os vendedores e uma proteção para você. Hoje já está bem mais fácil fazer esse registro do que tempos atrás.
É normal o funcionário não querer que assine a carteira por um tempo, mas não caia nessa armadilha... se ele tem dúvida se vai ficar já é meio caminho para não estar interessado no serviço... não demore a registrar a carteira... você tem 3 dias para isso... use estes 3 dias para descartar de imediato aqueles que não se encaixem.
Lembre-se que achar bons vendedores pode alavancar seus negócios... pense numa boa solução que atenda a você a aos bons vendedores. Os maus vendedores devem ser descartados de imediato... os medianos podem ser desenvolvidos ao longo do período de experiência permitido por lei... use esse tempo pois os custos são muito baixos nesses casos.
Espero que tenha gostado da postagem. Até a próxima.