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DIFERENCIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS

29 de abril de 2016

Você já percebeu como o mercado tende a fazer sempre a mesma coisa? É cartão de visita simples, panfleto sempre na mesma medida e papel, tudo sempre igual?

Diferenciação como estratégia de vendas

Você já percebeu como o mercado tende a fazer sempre a mesma coisa? É cartão de visita simples, panfleto sempre na mesma medida e papel, tudo sempre igual?

O seu cliente joga panfletos na rua ou dá os cartões nos encontros e não chama a atenção de seus prospects... está faltando alguma coisa!

Mas já percebeu que quando algo novo acontece, logo você tem a sua atenção despertada?

Pode ser um cartão com verniz UV local, uma borda arredondada, um corte especial no cartão ou no panfleto... tudo isso faz com que aumente as chances de contatos.

E se seu cliente está aproveitando melhor o seu material gráfico com certeza estará super contente com o seu serviço.

Por que diferenciar

A primeira impressão é que essas diferenciações vão aumentar muito o custo dos produtos. De certo modo isso é verdade, mas não precisa acontecer dessa forma.

O que fazemos normalmente é pegar o custo cheio e multiplicar por nossa margem de venda normal... mas isso é o certo a ser feito.

Vamos fazer o seguinte calculo. Seu cliente sistematicamente pega um cartão que custa R$ 50 e custa para você R$ 25. Isso acontece a anos de 3 em 3 meses.

Um cartão com borda arredondada custa R$ 45 e deveria ser vendido a R$ 90 pelas suas contas. Mas e se nesse adicional você trabalhar com uma margem menor? Digamos que você se contente em aumentar seus ganhos de R$ 25 para R$ 35 e cobrar apenas R$ 70 do seu cliente. A diferença não será tão grande e o cliente se sentirá tentado a testar o novo layout.

Se ele obtiver apenas 5% de aumento nos negócios dele pode optar por sempre trabalhar com esse novo formato e você terá agregado valor ao material produzido.

E se ele adotar essa medida a tudo que produz... quanto você ganhará com isso com o mesmo cliente?

Some isso a toda clientela fixa e infira o resultado.

Mas isso funciona?

Se você é antigo na área deve ter percebido que nós temos feito isso para você sem que nem perceba. A muitos anos fazíamos cartões em papel 180 g e sem verniz. Aos poucos colocamos papeis cada vez mais grossos e melhoramos a qualidade dos impressos e os acabamentos gráficos envolvidos. Trouxemos possibilidades de diferenciação a baixo custo... algumas delas você ainda nem percebeu as possibilidades... mas ainda é hora de usar essas possibilidades.

Você não ficou contente com essas mudanças? Imagine a cara do seu cliente ao obter material de melhor qualidade trazendo mais resultados aos seus negócios.

Isso funciona e funciona muito mesmo.

Em todas as áreas as empresas buscam trazer produtos melhores por preços iguais ou quase iguais aos anteriores. E os custos vão diminuindo com o tempo a medida que as vendas vão aumentando.

Nós nos beneficiamos com isso e procuramos te mostrar que pode se beneficiar também... que tal testar com alguns produtos e clientes?

Sobressaindo no mar da mesmice

Já percebeu que aos poucos todos usam o mesmo tipo de material que é descartado cada vez mais rápido?

Ser diferente pode ser um diferencial no mar da mesmice.

Um atendimento personalizado, com produtos diferentes, pode ser a diferença na escolha de seu cliente.

E se você mudar a mentalidade de ganhos para essa nova mentalidade proposta, vai ter sempre um preço excelente para os produtos diferenciados. Seu concorrente vai apenas usar a mesma margem e nem vai chegar a mostrar os produtos diferenciados.

E com isso você vai abocanhando parte da clientela dele sem que ele nem perceba.

Aqui em nosso site você encontrará tudo que precisa para começar a diferenciar seus produtos. Se não sabe como produzir essas peças basta entrar em contato conosco. Teremos prazer em te instruir como fazer esses produtos diferenciados.

Boas vendas

No mercado atual conquistar um cliente já é difícil e manter o mesmo é mais difícil ainda.

Trilhar no caminho do bom atendimento e da qualidade é quase que uma garantia de sucesso.

A maioria da concorrência tem medo de se arriscar, de fazer algo diferente. Mas é exatamente a diferença que faz as empresas crescerem cada vez mais e mais.

Te convido a ler o livro “ A estratégia do oceano azul” que mostra grandes casos de sucesso em que empresas saíram da mesmice do oceano vermelho da luta de preços com margens cada vez mais apertadas e entraram num novo mundo em que o cliente não se preocupava mais em comparar preços por estar obtendo algo totalmente diferenciado.

E lembre-se, somos seus parceiros nesse caminho. Diferencie seu produto e aumente imediatamente seus ganhos mensais.

Espero que tenham gostado dessa matéria.

Até a próxima postagem.

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