Voltar

MAS MEU ARQUIVO ESTÁ COM 100 MB! COMO EU ENVIO?

26 de abril de 2016

Lembre-se que no design, menos é mais... quanto mais simples as coisas, menor a chance de problemas

Mas meu arquivo está com 100 Mb! Como eu envio?

Você capricha na sua arte final. Trabalha com fotos tiradas da internet, de seu celular, e de máquinas profissionais. Está criado aquela excelente arte com fusões de imagens, fotos de seus produtos, inúmeros efeitos. Você salva o arquivo e deu mais de 100 Mb... como vou enviar esse monstro pela internet.

Email nem pensar! A maioria bloqueia arquivos maiores de 10 Mb. Na página da gráfica também temos limites em 20 ou 30 Mb. Como fazer?

Antes de mais nada vamos te contar uma coisa importante. Uma arte acabada do tamanho de uma folha A4 toda em figuras raramente passa dos 10 Mb. Se a sua está muito acima disso ela está gorda demais... mas por que isso acontece?

A causa principal disso é que pegamos as imagens originais, muitas vezes bem pesadas, reduzimos as medidas delas na edição, mas não convertemos elas para a resolução ideal antes de enviar para a gráfica.

Assim, quando você pega 10 produtos e tira fotos com uma máquina profissional na resolução máxima “para não perder qualidade” gera uma imagem bem maior que um A4 com uma quantidade de dpi imensa. Daí quando reduz ela para uns 3 cm e não transforma acaba com uma imagem pequenina com incríveis 100.000 dpi (um exagero sem tamanho). Some isso a 20 ou 30 imagens como por exemplo a figura do whatsapp (que em geral fica com uns 3000 dpi ao ser reduzido) e cria esse monstro de 100 Mb.

A solução é criar dois arquivos... o seu original para ser editado no seu micro e outro para envio a gráfica com as figuras todas ajustadas par 300 dpi.

Aqui você tem dois caminhos... converter as figuras uma a uma... continuando com grande número de figuras, ou então tenta juntar figuras próximas, ficando com um número menor de figuras e consequentemente um peso menor no seu arquivo.

A minha dica é começar convertendo todas as figuras separadamente. Depois verificar se dá para juntar as imagens... mas só se for necessário para diminuir o peso do arquivo.

Lembre-se que no design, menos é mais... quanto mais simples as coisas, menor a chance de problemas.

Uma coisa que você vai ter a impressão ao converter algumas figuras é achar que ela ficou serrilhada demais... o que posso falar é que isso é apenas uma impressão motivada pela aparência no vídeo... quanto mais ampliado estiver a tela ao fazer a conversão, menos será essa impressão que você está tendo.

Vou aproveitar e ensinar um truque para vocês após converterem as imagens. Experimente o efeito bitmap > Aguçar > desfocar mascara ... esse é o nome no corel draw, mas existe o mesmo efeito em quase todos os programas.

Esse efeito pega as bordas dos objetos na foto e ressalta elas. Você mexe na aba RAIO para “juntar” a figura na borda ressaltando ela e na aba LIMIAR para atenuar o efeito. Você vai perceber que sendo bem usada e sem exageros terá figuras bem mais vivas ao serem impressas.

E cuidado também ao converter as suas figuras. Algumas vezes é bom aplicar o efeito > ajustar > intensificação de contraste e mexer um pouco no AJUSTE DE GAMA para que as figura não fique tão escura ao ser convertida... eu faço isso sempre antes de converter figuras RGB que irei converter para CMYK... um bom ajuste de cores pode ajudar muito nessas conversões... mas esse é um assunto para outro artigo.

Espero ter ajudado a diminuir o peso de seus arquivos.

Até a próxima postagem.

COMENTÁRIOS
Envie Seu Comentário
Ooops! Nada Encontrado!
PALAVRAS CHAVES
ÚLTIMOS ARTIGOS
Endereço
Av. C12, Nº 721 - Setor Sudoeste | CEP 74305-010 - Goiânia - Goiás
Fone: (62) 3247-1240 - Email: contato@lojagraficaweb.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00hs