Voltar

BAIXA RESOLUÇÃO? COMO? ESTÁ PERFEITO NO MEU FACEBOOK!

26 de abril de 2016

Para começo de conversa procure usar programas gráficos profissionais, como o CorelDraw, Photoshop, InDesign, Ilustrator e similares.

Baixa resolução? Como? Está perfeito no meu facebook!

Uma das grandes frustrações tanto para o cliente, quanto para o gráfico é verificar que a arte enviada está toda em baixa resolução, impedindo a impressão gráfica.

Muitas vezes a arte está até bem elaborada, com tudo no lugar, aparece legal no vídeo, mas com uma leve ampliação percebe-se que as fontes estão todas serrilhadas, com aqueles quadradinhos que vão ficar estranhas ao serem impressas e as fotos sem nenhuma definição.

O que acontece é que artes feitas em programas não gráficos profissionais são voltados para aparecerem na tela do computador, que tem apenas 72 dpi. E alguns programas gráficos vem otimizados para uso para imagens da web que são feitos com os mesmos 72 dpi.

Para quem está começando, esses dpi significam pontos por polegadas (dots per inch em inglês). Na tela do computador temos 72 dpi, ou seja, 72 pontinhos de tinta a cada polegada (2,56 cm). No papel a impressão é feita a pelo menos 300 dpi. Isso se deve ao efeito do brilho da tela... na tela do micro dá para fazer curvas perfeitas usando apenas 72 dpi pois cada ponto tem até 16 milhões de cores. No papel o pingo de tinta tem bem menos possibilidades e por isso precisamos uma densidade maior de tinta para obter uma superfície arredondada sem aparecer a tais escadinhas. O nosso olho deixa de perceber essas escadinhas em densidades acima de 256 dpi... algumas pessoas conseguem perceber um pouco mais... como por exemplo um míope, que enxerga muito bem de perto. Por isso convencionou-se usar pelo menos 300 dpi.

Daí, a arte que você fez para seu facebook e funciona perfeitamente lá, nem de longe vai servir para ser impressa na gráfica. Logo de cara ela vai ter que crescer umas 4 ou 5 vezes para atingir a resolução ideal.

Mas não adianta pegar essa arte em baixa e mudar a resolução. O que você vai obter é uma arte borrada e com quadradinhos maiores e mais evidentes. A arte deve ser criada desde o principio na resolução de 300 dpi.

O inverso até pode ser feito. Podemos pegar uma arte em 300 dpi e reduzir ela para 72 dpi para aparecer no seu facebook... mas nunca transformar uma arte de facebook em uma arte gráfica.

E como você vai fazer isso?

Para começo de conversa procure usar programas gráficos profissionais, como o CorelDraw, Photoshop, InDesign, Ilustrator e similares. Logo na criação do arquivo você vai perceber que ele permite mudar as medidas para milímetros e a resolução para dpi... ajuste a arte a ser criada para a medida do seu panfleto com a sangria (vamos falar sobre isso mais tarde... é a sobra de papel para um corte perfeito) e coloque lá com 300 dpi, e aí sim, pode executar a sua arte. Aproveita e ajusta as cores para CMYK nessa hora também.

Caso não preste atenção no que estou falando sobre programas profissionais vai ter que trabalhar com o “chutômetro”, pois como as imagens são geradas em 72 dpi, vai ter que criar a imagem maior umas 5 vezes e contar com a “ótima” vontade da gráfica para ajustar a resolução correta... mas sinceramente, você pode pedir para um arte finalista fazer essa arte pagando bem pouquinho. Uma arte simples é vendida por aí por uns R$ 20 e uma arte muito boa nunca passa de uns R$ 200...  o seu negócio não vale isso?

Lembre-se que o seu panfleto ou cartão de visita em geral é a primeira coisa que seu cliente vê da sua loja... não é bom cuidar da cara dela?

Então, na próxima vez que quiser mandar uma arte do seu facebook para impressão, lembre-se do que falamos e ajusta tudo e refaça a arte para não ter problemas... ou mesmo, aproveita esse momento para fazer uma arte realmente profissional para impressão e de quebra para chamar muita atenção na sua página do facebook.

Um grande abraço a todos,

Até a próxima postagem.

COMENTÁRIOS
Envie Seu Comentário
Ooops! Nada Encontrado!
PALAVRAS CHAVES
ÚLTIMOS ARTIGOS
Endereço
Av. C12, Nº 721 - Setor Sudoeste | CEP 74305-010 - Goiânia - Goiás
Fone: (62) 3247-1240 - Email: contato@lojagraficaweb.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00hs