Voltar

MENOS É MAIS! DICAS PARA SIMPLIFICAR SEUS EFEITOS!

26 de abril de 2016

Aí vem o problema... de quem é a culpa?

Menos é mais! Dicas para simplificar seus efeitos!

Uma das coisas mais frustrantes para o profissional gráfico é aplicar uma série de efeitos deixando a cara da gráfica bem bonita, enviar para a gráfica e ao receber o produto notar que todos os efeitos foram perdidos.

Aí vem o problema... de quem é a culpa?

O que acontece é que temos cerca de 15 programas profissionais, cada um com um efeito melhor que outro, e cada um querendo impor o seu padrão de gravação de arquivos e a maioria sem passar detalhes precisos sobre esses padrões.

Ao chegar na gráfica, a pré-produção precisa colocar tudo num único arquivo para otimizar a impressão e abaixar os custos. Daí numa mesma chapa tem panfletos feitos no Corel, no Ilustrator, no InDesign, no Photoshop e muitos outros programas... mas é tudo fechado num único programa, em geral o CorelDraw. Mas esse programa não tem informações precisas sobre o fechamento do arquivo do outro programa e “erra” ao importar a arte, perdendo os efeitos.

Para piorar, temos inúmeras versões dos programas... por exemplo, o corel já está na sua edição 17... e todos os demais seguem a mesma linha.

O PDF veio para padronizar isso, mas também falha por que nem todos se falam perfeitamente, há muitos sub-padrões, como por exemplo um otimizado para web e outro para impressão gráfica e pelas tentativas frustradas dos fabricantes de soft que erram em suas conversões.

Mas uma coisa é certa! As figuras simples como retângulos, fontes, linhas, bitmaps são lidos por todos os programas... e se ao gravar as artes eles simplificassem tudo em figuras simples tudo estaria resolvido.

Mas daí os programas perderiam a possibilidade de editar esses incríveis. E por isso nenhum programa faz isso.

A solução é você lembrar a máxima do design – Menos é mais – e simplificar por sua conta os efeitos.

Na maioria dos programas existe um comando do tipo SEPARAR que aparece de modo diferente em cada efeito.

O que você precisa fazer é evitar usar os powerclips, e quando usar transformar eles em bitmaps no final da edição. Separar sombreamentos, contornos, envelopes, separar os textos das curvas que os conduzem, transformar as lentes em bitmaps... e sem esquecer de transformar fontes em curvas.

Com isso você vai eliminar tudo que pode dar problema ao ser importado no outro programa e garantir que sua arte seja enviada do jeito que você quer.

No Corel você tem o comando PROPRIEDADES DO DOCUMENTO no menu ARQUIVO. Nele aparecerá todos os tipos de efeitos que existem na arte. Basta fazer com que esses efeitos desapareçam e que não exista nenhuma fonte na sua arte. Nos demais programas existe um comando similar que resume tudo que tem na arte.

No Photoshop os efeitos ficam em camadas. Para não ter problema basta salvar como JPG com boa resolução que o programa junta todas as camadas,  criando um arquivo bem simples.

Lembre-se que se está tendo problema em simplificar uma arte ou está mudando linhas ou cores, na gráfica o problema tende a se agravar, pois quem está fazendo a conversão não conhece o efeito aplicado. Você é a pessoa indicada para fazer isso e não a gráfica.

Em casos extremos todos os programas gráficos exportam tudo para JPG... essa é uma solução para ir do jeito que você quer pois esse é um dos poucos formatos lidos perfeitamente em todos os programas.

Mas você acha que vai perder qualidade com as compressões do JPG? Basta regular ele para uma compressão mínima e sempre pode aumentar um pouco a resolução para pegar aquelas linhas mais fininhas... mas não exagere pois a imagesseter não fecha muito além dos 300 dpi e o máximo gira nos 800 dpi nas maquinas mais precisas... mas você conhece a máquina da sua gráfica? Pergunta para ela e feche corretamente o seu arquivo.

Espero ter ajudado a vocês! Depois a gente fala de caso a caso. Na dúvida basta nos perguntar.

Um grande abraço a todos!

COMENTÁRIOS
Envie Seu Comentário

LUCIANO DUARTE

Adorei o site, vou enviar hoje meu primeiro arquivo. Parabéns pelo profissionalismo e pelas excelentes dicas. Muito obrigado!

PALAVRAS CHAVES
ÚLTIMOS ARTIGOS
Endereço
Av. C12, Nº 721 - Setor Sudoeste | CEP 74305-010 - Goiânia - Goiás
Fone: (62) 3247-1240 - Email: contato@lojagraficaweb.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00hs