Voltar

RGB NÃO SERVE? O QUE É CMYK?

26 de abril de 2016

Por que dizem que a cor RGB não serve e precisa ser CMYK?

RGB não serve? O que é CMYK?

Quase tudo que fazemos no computador gira nas cores do monitor. Mas quando nos deparamos com envio de arquivos para uma gráfica logo descobrimos que aquelas cores que vemos na tela do computador não servem para serem impressas.

Isso faz com que nossa arte em word, excel, powerpoint e paint não sirvam ao enviar para gráfica. Eles pedem arquivos feitos em programas que não tem na maioria dos computadores, como Corel Draw, Photoshop, InDesign, Adobe Ilustrator e outros mais.

Agora, por que dizem que a cor RGB não serve e precisa ser CMYK?

Bem, RGB é a cor gerada no seu monitor. No monitor usa-se as cores Red (vermelho) Green (verde) e Blue (azul) para gerar todas as demais cores. Essas cores vão do 0 ao 256, sendo que no zero não há luz e no 256 a luz é máxima. Assim se não há luz nenhuma nos canais RGB temos o preto e se a luz é máxima temos o branco. É uma beleza para mostrar as cores no monitor, com um verde vibrante e um azul bem luminoso.

Mas ao ser impressas essas cores fica tudo pálido, quase em tons de cinza... não funciona. Os programas de impressão simplesmente pifam quando as cores estão em RGB. As impressoras de mesa até conseguem fazer alguma boa conversão, mas não tão luminosa quanto o monitor.

Acontece que o papel não funciona como emissor de luz como o seu monitor. O branco no papel é dado pela cor do papel e o preto acontece quando se preenche todo o papel com tinta.

A cor no papel não acontece pela emissão de luz e sim pela reflexão da luz que bate no papel. Por isso no escuro, mesmo uma impressão bem brilhante aparece apagada, quase negra... a luz é importante para vermos as cores refletidas. No monitor você pode estar bem no escuro que vai ver perfeito, talvez até melhor do que com as luzes acesas.

As cores na impressão gráfica são feitas no sistema CMYK, ou seja, Ciano (um azul clarinho), Magenta (um rosa forte), Yellow (amarelo) e como os pigmentos não são perfeitos acrescentamos um pouco de preto (blacK) para escurecer as partes mais pretinhas. Ele vai variar de 0 a 100, sendo que o zero vai dar o branco e tudo em 100 vai dar um preto.

A sua arte deve estar nesse sistema, que não é capaz de mostrar todas as cores do monitor, e por isso devemos nos manter nas cores possíveis desse sistema.

COMENTÁRIOS
Envie Seu Comentário
Ooops! Nada Encontrado!
PALAVRAS CHAVES
ÚLTIMOS ARTIGOS
Endereço
Av. C12, Nº 721 - Setor Sudoeste | CEP 74305-010 - Goiânia - Goiás
Fone: (62) 3247-1240 - Email: contato@lojagraficaweb.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00hs