Voltar

TIPOS DE CLIENTES

12 de janeiro de 2017

Você sabia que existem 4 tipos de clientes?

Tipos De Clientes

Olá tudo bem? Sou Rogerio Fabino e hoje gostaria de falar com você sobre os tipos de clientes que existem, ouvi sobre isso e quero compartilhar com você para melhorar sua captação de clientes.

Vou falar de 4 modelos básicos

 

1º Modelo  - Precisa e Está Procurando

É o cliente que precisa do seu serviço, está procurando e está motivado a comprar.
Este cliente não requer muito esforço para vender, pois ele quer e sabe que precisa e está decidido a comprar.
Este tipo de cliente representa somente 3% de todos os clientes que precisam do serviço que você vende.
Este modelo de cliente está saturado porque a maioria dos seus concorrentes quer vender  para ele. A margem de venda para este modelo de cliente é muito baixa, porque todo mundo quer vender para ele. Ou seja, quando se tem muita oferta de um serviço o preço tende a cair e quando a margem de lucro cai o seu negocio corre um grande risco de fechar. Este cliente não requer muita técnica nem esforço para vender, mas você não terá boas margens de lucro com ele. Este cliente não requer muito esforço para vender porem a o lucro é muito pequeno.
 

 

2º Modelo – Precisa, Mas Procrastina

Este é o cliente que sabe que precisa do seu serviço, mas Procrastina.
A quantidade destes clientes é no mínimo 20 vezes maior do que o do 1º modelo. Para este cliente você vai precisar usar algumas técnicas para alcança-lo, requer investimento, mas compensa. Ele sabe que precisa, mas adia a compra. Por isso você precisa usar técnicas de algumas técnicas, porem o volume de serviço destes clientes é enorme e a concorrência muito menor. Quando a coisa tem certo grau de dificuldade às pessoas tendem a não investir.
.

 

3º Modelo – Precisa e Não Sabe

Agora este tipo cliente é no mínimo 5 vezes maior que o do tipo 2, ele precisa e não sabe.
Mas como assim ele precisa e não sabe?
Isso mesmo existe muita gente que precisa de alguma coisa e não sabe. Para este cliente você vai gastar mais Energia, mais técnica para conseguir vender, porem o retorno será muito maior porque a concorrência é muito menor.
Todo Mundo Precisa de serviços gráficos, eu disse todo mundo. Seja em grande ou pequena quantidade, mas todo mundo precisa.

 

4º Modelo – Não Precisa do Seu Serviço

Este é o ciente que por algum motivo, pessoal, religioso ou qualquer outro não compraria o seu serviço ou não compraria de você. Para este cliente é possível vender, mas não perca tempo com ele, eu não perderia.

 

Aqui foi a minha dica de hoje espero que você possa aplicar isso no seu dia a dia e consiga ver resultados o que é mais importante.

 

Um forte abraço e até a próxima

 

Rogerio Fabino
Loja Grafica Web

 

COMENTÁRIOS
Envie Seu Comentário

LUIZ HENRIQUE

Boa tarde agradeço pelo convite. achei interessante algumas dicas , acredito sim que temos que saber identificar cada cliente . a maioria das vezes eles nem sabem bem o que quer , vai depender muito do seu dialogo para conseguir executar uma venda. deixando claro que seja algo que ele realmente note que estaria precisando .

TEREZA CRISTINA RODRIGUES

Excelente! Post atualizado... Realmente é o que a gente se passa até mesmo em uma Agência de Publicidade!

IDEIA COMUNICAÇÃO

OI ROGÉRIO, OBRIGADO POR ME CONVIDAR A LER SER POST. NÃO ACHEI INTERESSANTE AS COMPARAÇÕES PQ NO MERCADO ATUAL A GENTE NÃO PODE PERDER TEMPO IDENTIFICANDO O PERFIL DE CADA UM... MAS DEIXARIA O TEXTO MAIS ATRATIVO SE FOSSE COLOCADO EM TÓPICOS...

TIIAGO CEO

Excelentes dicas, adequado para qualquer tipo de serviço, ate mais!

PAULO VALLE

O terceiro tipo de cliente é o mais rentável. Eu lembro quando fazia vendas externas que muitos dentistas e médicos nem sabiam que precisavam de determinados materiais... até mesmo aqueles de uso diário, que nunca podem acabar. A recepcionista simplesmente abria o ultimo pacote e não avisava e acabavam ficando na mão. A minha chegada servia de alerta para verificarem os impressos em geral... era venda certa. Com o tempo comecei a registrar o tempo que consumiam os impressos principais e bastava uma ligação para ter um pedido concretizado. Nem preciso dizer que para eles o preço não era o mais importante e sim a nossa disposição de "lembrá-los" que precisavam comprar meus produtos. Um grande abraço!!!

PALAVRAS CHAVES
ÚLTIMOS ARTIGOS
Endereço
Av. C12, Nº 721 - Setor Sudoeste | CEP 74305-010 - Goiânia - Goiás
Fone: (62) 3247-1240 - Email: contato@lojagraficaweb.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-Feira
Das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00hs